História do chocolate
O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. Registro mais antigo do uso de chocolate data de muitos séculos atrás. Em Novembro de 2007, arqueólogos encontraram vestígios da mais antiga plantação de numa região de Puerto Escondido, em Honduras, que data de 1100 a 1400 a.C. Os resíduos encontrados e o tipo de recipiente em que estavam indicam que o uso do cacau não era apenas como bebida, mas que a parte branca que envolve os grãos de cacau era usada como fonte de açúcares fermentáveis para uma bebida alcoólica. A civilização maia cultivava o cacau em seus quintais e usavam as sementes para fazer uma bebida amarga. Documentos a respeito dos hieróglifos maias dizem que o chocolate era usado para fins cerimoniais assim como no cotidiano. Os resíduos de chocolate numa peça de cerâmica maia de Río Azul, na Guatemala, sugerem que os maias já bebiam chocolate por volta do ano 400 d.C. No Novo Mundo, o chocolate era consumido numa bebida amarga chamada xocoatl, e era geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço.
O chocolate também era um bem luxuoso e importante na América Central pré-colombiana, e os grãos de cacau eram usados como moeda. Povos europeus e da América do Sul vêm usando o chocolate para o tratamento de diarréia há centenas de anos. Todas as áreas conquistadas pelosastecas eram obrigadas a plantar cacau e pagar um imposto em grãos.
Até o século XVI, os europeus nunca tinham ouvido falar da popular bebida dos povos das Américas do Sul e Central. Não foi até a conquista dos astecas pelos espanhóis que o chocolate passou a ser importado pela Europa, onde rapidamente se tornou um favorito da corte. Para acompanhar a alta demanda da nova bebida, o exército espanhol começou a cultivar o cacau em plantações onde trabalhavam escravos nativos. Mesmo após a produção do cacau se tornar algo comum, apenas a realeza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir essa cara importação. Logo, os espanhóis passaram a cultivar o cacau em plantações, usando mão-de-obra africana escravizada para administrá-las. A situação era outra na Inglaterra: qualquer um com dinheiro poderia comprar o chocolate. A primeira chocolataria de Londres foi inaugurada em 1657. Em 1689, o famoso médico e colecionador Hans Sloane desenvolveu uma bebida de leite com chocolate na Jamaica que foi inicialmente usada por boticários, mas mais tarde vendida para os irmãos Cadbury.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Quando a Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.
Muffins com Gotas de Chocolate Hershey´s
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 ovos
- 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 220g de gotas de Chocolate ao Leite Hershey’s
- manteiga, para untar
- farinha de trigo, para polvilhar
- 200g de Chocolate ao Leite Hershey’s
- 1 pacote de Granulado Chocolate Visconti
- 1 pacote de Granulado Colorido Visconti
Material:
- 2 recipientes de vidro
- 2 xícaras (chá)
- 1 batedor
- 1 assadeira
- 15 forminhas de muffins
- 1 colher (chá)
- 2 espátulas de aço inox para temperar chocolate
- 1 espátula plástica para mexer o chocolate
- 1 termômetro
- pedra de mármore (pode ser a pia de sua cozinha) previamente seca e limpa com álcool
Modo de preparo:
Massa:
Bata o açúcar, a margarina e os ovos até obter um creme de cor esbranquiçada.
Misture a farinha, o sal, a baunilha e o fermento.
Adicione as gotas de Chocolate ao Leite Hershey’s.
Coloque a massa em forminhas individuais previamente untadas com manteiga e farinha de trigo.
Leve ao forno médio–alto (200°C) pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que os muffins estejam assados.
Retire os muffins da fôrma ainda quentes.
Cobertura:
Coloque 250g de Chocolate ao Leite Hershey’s em uma vasilha de vidro, quebrando em pedaços pequenos.
Derreta em banho-maria ou forno de microondas (10 seg, potência 10) por várias vezes, retirando o produto do forno de microondas e mexendo a cada vez, até que o chocolate atinja 45°C.
Mexa muito bem o chocolate já derretido pelo menos 40 segundos.
Com a pia previamente limpa e seca, despeje 2/3 do chocolate derretido e inicie a temperagem do mesmo, espalhando-o por uma área de aproximadamente 50cm de diâmetro utilizando-se da espátula, mexendo de um lado ao outro continuamente até que a temperatura atinja 25°C.
Com a ajuda das espátulas volte todo o chocolate para o recipiente de vidro, raspando bem a pia.
Misture muito bem por 20 segundos; a temperatura final deve estar entre 27-29°C (chocolate temperado).
Jogue o chocolate sobre os muffins já frios em quantidade suficiente para cobrir o topo dos mesmos.
Com o chocolate ainda morno, decore com granulado de chocolate ou colorido.
Rendimento: 15 unidades. muffins
By:Liam Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário